quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Imaginação: Percursos

O ar estava frio…  Um daqueles dias frios em que ar parece estalar nos ouvidos.  Sandra e Luísa sentavam-se, frente  a frente, na esplanada do café, voltadas para o mar.  Era um daqueles dias de Inverno em que, teimosamente, o sol brilha sem deixar, no entanto, o seu manto confortável de calor.  Um dia belo em que as expirações transformavam-se em vapor em frente à boca.  Um dia em que mulheres, como as duas amigas , só se aventuravam a uma esplanada se a estética pessoal não se melindrasse com um nariz vermelho.
O empregado de mesa aproximou-se silenciosamente das duas mulheres, uma bandeja redonda magistralmente equilibrada na ponta dos dedos, e colocou em frente a cada uma o pedido feito à chegada.  Sandra engoliu a sua italiana, sem açúcar, de um só trago.  Só assim sentia o sabor explosivo do café a aquecer-lhe o corpo e o espírito.  Luísa verteu o conteúdos de dois pacotes de açúcar no seu cappucino.  Um cappucino extremamente doce era a sua forma de se sentir parte integrante do ritual do “cafezinho” que todos os seus amigos pareciam ter mas que, com muita pena sua, não lhe agradava ao palato.
- Há quanto tempo não vínhamos aqui?
Luísa levantou os olhos da bebida antes de responder.
- Julgo que desde o dia em que viemos consolar a Rita, quando o Joel saiu de casa com a roupa numa mala e a chave de casa da Renata no bolso…  Agosto, se não me engano…  Já lá vão 3 meses.
Sandra acenou com a cabeça.  Sim.  Devia ser desde aí.  Também fora a última vez que vira Rita.
- Devíamos nos esforçar para fazer isto mais vezes, não achas?
Claro que acho, pensou Luísa.  Mas o dia só tem 24 horas.  Oito das quais passamos a trabalhar em horários diferentes.  Tu e eu.  Folgas em comum…  Muito raras.  É o que acontece a quem trabalha por turnos e não sabe o que é passar os fins-de-semana (des)contraidamente a passear pelos shoppings de Portugal.  E, para além disso, eu tenho filhos…  tu tens as tuas viagens ao estrangeiro, pagas a crédito, duas vezes por ano.
- Pois devíamos.
Desviou os olhos para o areal.  Alguns cães aproveitavam a liberdade do Inverno para passear os donos na praia.  O vento e o mar depositavam na areia montinhos de espuma espessa.  A espuma que faltava ao cappucino.
- Amanhã faz 4 anos que me juntei com o Filipe.
Luísa voltou o olhar para a amiga.
- Já?  Quatro anos?
- Sim…  Quem diria.
Uma gargalhada seca e um encolher de ombros…  Quem diria?!?
- Ainda me lembro do dia em que saí de casa para ir viver com o Pedro.  Chorei todo o caminho da casa dos meus pais à nossa…  Os onze quilómetros todinhos. 
Sandra franziu o sobrolho.
- Choraste?  Porquê?
- Porque se acabava uma fase da minha vida…  Porque dizia adeus à minha casa de infância.
Sandra varreu o horizonte com os olhos.  Quem seriam os loucos que iam para o mar com aquele frio?  Quem se atrevia, desta forma, a lutar com as ondas gélidas num pequeno barco?  Ainda perdida no horizonte confidenciou:
- Eu fui o caminho todo a rir, a cantar e a brincar com o Filipe.
Luísa sabia ser esta a sua deixa.
- Porquê?
- Porque se acabava uma fase da minha vida…  Porque dizia adeus à minha casa de infância.
Luísa poisou a chávena.
Ainda não fora esta cafeína que a aquecera.

Sem comentários: