quarta-feira, 17 de agosto de 2011

God Save the Queen...

Há cerca de 4 ou 5 anos estive para ir viver para Inglaterra.  Sempre fui apaixonada pela cultura e história inglesa e fui sempre uma acérrima defensora do seu povo.  Onde outros vêm arrogância eu vejo a típica introspecção dos povos das ilhas.  Mesmo os nossos açoreanos e madeirenses são mais fechados, por motivos única e exclusivamente geográficos.

Mas, se na altura fiquei triste e até, há que admiti-lo, algo desapontada com o namorido por não ter querido embarcar nessa aventura comigo, agora...

Os saques e a destruição gratuita da qual a nação inglesa foi alvo é, verdadeiramente, assustadora!  E, à minha roda, vejo cada vez mais pessoas a acreditar que o que faz falta a Portugal é uma acção semelhante...  O que é, para mim, incompreensível!  Como é possível que a resposta para o estado do País seja destruí-lo ainda mais?  Como é possível achar que destruir o ganha-pão de portugueses a passar pela crise seja a solução?  É como quando a Moody's nos acusou de ser lixo...  Se, por um lado, gostei de ver os portugueses unirem-se na revolta patriótica, por outro irritou-me a quantidade de pessoas para as quais a resposta foi "moody's vai levar no c***" e outras saídas de identico valor...  É assim que queremos que nos vejam?  Como um País desunido que, quando finalmente se une numa causa, recorre à ofensa fácil e gratuita?

Mais uma vez tenho de louvar os britânicos...  Aos poucos vão limpando a "sujidade social" que conspurcou a sua vida...  Não só o público em geral está a auxiliar a polícia na detenção dos infratores como estes estão a ser punidos imediatamente.  Tal é o exemplo de um jovem, cuja família vivia num bairro social.  Assim que foi determinado o envolvimento dele nos saques, a mão da justiça não se fez esperar...  A família viu-se despejada da casa camarária em que habitava!  Terá sido um castigo duro, para uma família inteira pela insensatez de um adolescente?  Talvez...  Mas a permissividade nunca foi solução!

Sem comentários: