sábado, 9 de abril de 2011

Ideologias: Como isto vai...

Ontem, eu e o "namorido", sentámo-nos em frente à televisão e acompanhámos, compenetrados, o congresso do PS, na RTPn...  Admito, não é o programa mais romântico para uma sexta à noite...  Mas não é a nossa vida sentimental que nos preocupa!
Sempre me interessei por política!
Minto!  Sempre dei valor ao poder que o voto de cada um pode ter na direcção política de um País!
Principalmente, sendo mulher, sempre tive presente que, até há bem pouco tempo, as minhas antepassadas não tiveram uma voz activa nessa direcção.  Acho que isso sempre me fez pensar que não posso, por mim e por elas, desperdiçar a voz que me foi dada.  Voto sempre!  Desde os meus 18 anos!  Sejam eleições, referendos,...  Sempre que somos chamados a dar a nossa opinião de cidadãos, lá vou eu...  de caneta em punho!
E, por isso, acho uma negligência não nos tentarmos informar sobre as bases em que se assentam cada um dos partidos e chegar-se ao local de voto para se por a cruz ao lado da cara que mais nos atrai ou dar o voto ao político cuja gravata tem o tom de azul que mais fala à nossa sensibilidade artística.
Mas, cada vez mais, encontro um problema...  Antigamente, ser-se de direita ou de esquerda dizia logo muito sobre as nossas ideologias.  Hoje em dia, pelo que vejo e ouço, sinto que essa divisão partidária e ideológica está extinta.  Os discursos dos principais partidos, de um espectro ao outro, são repetitivos, semelhantes e cruzam-se independentemente da cor de quem os profere.  Não é para admirar que o povo, cada vez mais, se refugie em shoppings nos dias de voto e prefira escolher entre a Zara e a Mango que entre o rosa-PS e a laranja-PSD.
Quando sabemos que PPC, líder do maior partido da oposição (que, até ver, era um partido de direita) começou as suas lides políticas nos meandros do PCP...  Que bloquistas e laranjinhas se unem na tarefa de fazer cair a rosa murcha...  Que as cassetes que se ouvem não se modernizam e tocam, ainda, as mesmas músicas gastas cuja letra, de tão repetida, deixou de ter valor...  Que as Portas azuis só se importam em abrir em proveito próprio...  Como podemos nós, que temos de tomar decisões no meio desta confusão, conseguir fazer algum sentido deste cocktail político que somos obrigados a beber?
Ontem foi dia de congresso do PS...  E, o que mais me assustou, ao assistir às promessas, críticas, ameaças políticas e plano de oferta que Sócrates debitou durante o seu discurso foi...  que o ex-PM até faz sentido quando fala assim...  Pior...  Quando lhes dão direito de antena e tempo suficiente para nos irem lavando a alma e o cérebro...  TODOS eles fazem sentido!  É isto a Política!!!  E, quem não souber de antemão qual o seu ideal, quais as suas simpatias partidárias, qual a sua linha política...  Só tem mesmo a cor da gravata para decidir em quem votar!

Sem comentários: